Powered By Blogger

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Lembranças de Dom


Certa vez em uma de minhas viagens conheci "Dom".

Figura distinta, atencioso, meigo, ilusório, protetor, enfim encantador, e que me falou de um certo Dom Quixote, é aquele mesmo, cavalheiro da triste figura, me apaixonei por ambos. Pena que só tive oportunidade de conhecer um.

E venho aqui tecer um pouco de minha admiração por esse cavalheiro, que apenas desejava defender os fracos e proteger os desesperados.

Para quem, não o conhece ou não lembra( será que existe alguem que não conhece?)

Alonso de Quijano, figura decadente, fanático por romances de cavalaria, toma para si o ideal de tornar-se também ele um cavaleiro preparando-se para sair pelo mundo em defesa dos valores de amor, justiça e paz. Convertido em Dom Quixote, Cavaleiro da Triste Figura, sai pelo mundo, montado em seu pangaré, visto por ele como fogoso corcel, vestindo incômoda e bizarra armadura, usando supostas armas, devota seu amor a uma pobre camponesa, Dulcinea, aos seus olhos um belíssima donzela, a qual dedica os mais platônicos sentimentos e por quem realizará seus feitos de bravura, na tentativa de concretizar a fantasia de se tornar um grande herói. Acompanhado de seu fiel escudeiro chamado Sancho Pança, cheio de responsabilidades e preocupações, vivia num mundo oposto ao de seu amigo a amizade entre o cavaleiro e o escudeiro é uma manifestações de maior respeito entre pessoas diferentes, pois Sancho se oponha as idéias de seu amo, também não deixa de aconselhá-lo em seus delírios de grandeza com frases de efeito. Ambos passam por diversas situações, algumas não tão honrosas quanto Quixote gostaria, cômicas e absurdas em sua maior parte, nas quais o pretenso cavaleiro andante confunde pessoas e lugares com castelos, princesas, feiticeiros e gigantes.

Esta é uma previa da história de Quixote, pessoa idealista que buscava compreender e ajudar a todos que dele precisa-se, mantinha esse ideal e lutaria sempre pelo amor aos seus sonhos. Para alguns seria loucura, para ele realidade e objetivo.

AMBIÇÃO


Mas quem não tem????

Você tem garra???? é ousado????? sabe onde quer chegar?????

A ambição é uma força que ao contrário da liberdade, não termina onde a do outro começa, o ambicioso não enxerga o topo nem quando o atinge, pois se deseja sempre mais, é uma manifestação de vontades, é algo que como uma força moral poderosa, norteia as ações de determinada pessoa a cada momento da vida dos mais simples aos mais complexos, ele se sente a cada momento como um vitorioso que já chegou ao topo, mesmo que tenha dado somente o primeiro passo, seja por amor, dinheiro, gloria, fama ou poder a ambição move o mundo. Suas caracteristicas: determinação, garra, ousadia e persistência, são apenas algumas das ferramentas, impusionais da ambição, que poderia ser diferenciada e desmascarada da ideia de que ambição é destruir tudo, e qualquer coisa para conseguir o que se deseja. Não é bem assim, o ambicioso costuma ter aquela certeza inquestionáve,l de quem sabe o que quer e como quer, poderiamos atribuir esse comportamento a alguem que projetou seu futuro e sabe onde quer chegar, o ponto é que todo mundo sabe quando passou dos limites. Acreditar que existe uma porção da população imune ao fascinio da ambição é um engano, pois é uma força inerente ao ser humano, o que muda é sua meta. Quem não deseja vencer na vida de acordo com suas metas? Podemos sim ser ambiciosos e fazer isso dentro de nossas limitações, usando de etica e integridade.

" A ambição é como a fome: sua unica lei é o seu apetite" Janh Blillings"